Concurso de ideias pela sustentabilidade

[RE]encanto das cores e dos sentidos

Os objetivos do projeto

-Sensibilizar/educar as crianças, educadoras, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade, na preservação do meio ambiente. - Possibilitar a observação de aves locais. -Dar às crianças a possibilidade de observar/experimentar situações várias e relacionadas com a fauna e flora da nossa região. -Dar mais vida e alegria a um espaço que por si só concentra uma beleza ambiental única, na nossa região. -Proporcionar momentos de convívio e lazer.

Escola EB Comendador Ângelo Azevedo | Oliveira de Azeméis

Descrição

O local de estudo situa-se no Concelho de Oliveira de Azeméis, freguesia de São Roque, e ocupa uma área de aproximadamente 12600m2 e encontra-se limitado a Noroeste e Sueste por duas linhas de água, a Nordeste por uma série de equipamentos urbanos - Junta de Freguesia de São Roque, Cemitério, Centro de Dia e Centro de Saúde- e a Sul por uma via municipal (Rua Eça de Queirós). O atual espaço está caracterizado no PDM como “área a consolidar”. O projeto, realizado em parceria com a Junta de Freguesia de São Roque, consiste na coloração de uma das partes deste jardim, através da criação de uma horta comunitária e de um canteiro de ervas; para o efeito serão plantadas algumas espécies hortícolas pouco exigentes em manutenção e adaptadas ao local, bem como, ervas aromáticas, de modo a criar um espaço natural. Para a concretização desta horta será necessário a participação ativa e voluntária de familiares dos alunos envolvidos no projeto, de residentes locais, alunos, professores e assistentes operacionais. Entre os residentes locais privilegiar-se-ão as famílias carenciadas que habitualmente recorrem ao apoio do Centro Social instalado na Junta de Freguesia de São Roque. Pretende-se que os produtos originários desta horta sejam usados para consumo da comunidade nomeadamente das famílias carenciadas e também na cantina da escola onde esta se integra. A atual área de intervenção apresenta uma série de potencialidades que merecem ser exploradas, a saber: - linhas de água (ecossistema ribeirinho), com possibilidade de plantação de espécies autóctones de grande valor paisagístico e importância na fixação de diversas espécies da fauna selvagem; - distintos espaços com diferentes ocupações que sirvam toda a população da freguesia. Estes ecossistemas são elementos fundamentais da paisagem e dos mais importantes em termos de conservação da flora e fauna. Apresentam um dinamismo e complexidade própria e uma elevada capacidade de suporte de populações vegetais e animais. Algumas destas populações estão inteiramente dependentes destes biótopos e, por isso, apresentam um elevado valor em termos de biodiversidade. Para a recuperação deste ecossistema e para o melhor enquadramento paisagístico, propõe-se o reforço da vegetação através da plantação de espécies mais adequadas como, por exemplo, amieiros (Alnus glutinosa), freixos (Fraxinus excelsior) e choupos (Populus sp.). Tendo em atenção a capacidade de sustentação e o gradiente de humidade do solo, propõe-se organizar a vegetação de forma a que a primeira linha junto ao rio seja ocupada por amieiros, seguindo-se os freixos e, por último, os choupos. Propõe-se ainda que toda esta composição seja complementada com espécies arbustivas como, por exemplo, aveleiras (Corylus avelana), loureiros (Laurus nobilis) e salgueiros (Salix atrocinerea). Em fase posterior serão colocadas diversas caixas-ninho para pássaros nas árvores, de modo a incentivar a nidificação das aves no local.

Envolvimento dos alunos

Pretende-se com este projeto alcançar alguns resultados, entre os quais envolver a maioria dos alunos das turmas, todos os professores do nível de Educação Pré-Escolar da EBS Comendador Ângelo Azevedo.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

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Ações/Atividades

- Sessão teórica de Educação Ambiental no âmbito da Floresta; - Saída de campo para conhecer as principais espécies dos habitats florestais da região e do local a intervir; - Desmatagem e limpeza do terreno; - Plantação de produtos hortícolas e ervas aromáticas - Análise dos produtos hortícolas usados e seus benefícios na saúde - Introdução da vegetação de enquadramento; - Colocação de diversas caixas-ninhos para pássaros nas árvores

Recursos

Para a consecução das atividades programadas neste projeto, aposta-se na investigação, análise e debate com apresentação de soluções relativas ao tema da ‘Agricultura Biológica’ e aos produtos provenientes desta agricultura, colocados em prática na Horta comunitária. Assim, optou-se pela adoção de estratégias de trabalho cooperativo, pretende-se constituir grupos de trabalho para desenvolverem mais aprofundadamente determinadas conceitos da Agricultura Biológica, havendo sempre a preocupação de o apresentarem aos restantes colegas e envolvê-los no mesmo. Para a pesquisa prevê-se a utilização vários recursos documentais, nomeadamente livros, jornais, revistas, Internet, CD-ROM, DVD, vídeos e documentários. Eventualmente será necessário para a abordagem dos temas, o recurso a imagens que por si só favorecem a sensibilização e a reflexão conduzindo à elaboração dos trabalhos de uma forma mais consciente. Os resultantes da eventual atribuição do prémio “Projeto Brigada Verde”

Parcerias

Junta de Freguesia de São Roque Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis Associação de Pais da EBS Comendador Ângelo Azevedo Pais/Encarregados de Educação

Calendarização

Ao longo do ano letivo.

Fase em que se encontra

O projeto já se iniciou no ano letivo anterior e irá permanecer em tempos futuros.

Custos previstos

500€ (Quinhentos euros)

Formas de financiamento previstas

- Junta de Freguesia de São Roque - Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Publicado por: Escola EB Comendador Ângelo Azevedo

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Professor coordenador da ideia: Sónia Luísa de Lima Martins