Concurso de ideias pela sustentabilidade

BELAS EM MOVIMENTO

Os objetivos do projeto

Desenvolver percursos pedestres acompanhados e/ou livres na freguesia de Belas; Promover aspetos ambientais da freguesia de Belas; Promover aspetos culturais da freguesia de Belas; Promover exercício físico;

ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira | Sintra

Descrição

Iremos construir três percursos (um já se encontra construído e realizado, faltando apenas as indicações no terreno) pedestres na freguesia de Belas. Terão os seguintes nomes: Percurso 1 - "À Descoberta da Venda Seca", Percurso 2 - "Belas e os seus Tesouros Ancestrais" e Percurso 3 - "Um pulo da Fonteireira ao Aqueduto". Estes percursos serão realizados em dois moldes: A - a APEEB1F promoverá e realizará dois momentos de realização do percurso com acompanhamento de técnicos/guias onde será explicado e dinamizado os aspetos culturais e ambientais do percurso; B - a APEEB1F deixará no terreno as placas sinalizadoras construídas para identificar o trajeto e que contemplará informação sobre os aspetos culturais e ambientais do percurso e que o comum cidadão pode em familia ou em grupo, concretizá-lo no dia a dia;

Envolvimento dos alunos

Os alunos terão um papel muito importante na concretização dos percursos, visto que serão eles a recolher a informação sobre os aspetos culturais e ambientais para que posteriormente sejam colocados em materiais para colocação no terreno. Além disso, irão experimentar os percursos anteriormente para que nos momentos em que a APEEB1F realizará os percursos com técnicos, sejam os alunos os guias de prestação de conhecimento/informação.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: .

Ações/Atividades

1º - identificação do trajeto = os alunos e técnicos através do google earth identificam a zona onde se pretende realizar os percursos e marcam os potenciais locais de interesse cultural e ambiental; 2º - construção do trajeto = os alunos e técnicos vão ao terreno confirmar a existências de condições de acesso ao trajeto e os aspetos culturais e ambientais identificados; 3º - recolha de conhecimento/informação = os alunos e técnicos irão recolher informação relevante sobre os aspetos culturais e ambientais; 4º - construção das placas sinalizadoras = os alunos e técnicos irão construir as placas sinalizadoras em acrílico. Posteriormente e com ajuda das famílias, iremos colocar no trajeto as placas; 5º - confirmação do trajeto = os alunos e técnicos confirmam a concretização global do trajeto com a sua execução prática; 6º - passeios pedestres = promoção de dois momentos por percurso por parte dos técnicos e alunos para a comunidade sendo que os percursos terão as seguintes carateristicas provisórias: percurso 1 - Locais de interesse cultural e ambiental: Fonte do Coxo, Minas de granadas, Vértice geodésico do Suímo, Quinta do Bom Jardim, Capela da Venda Seca Caracteristicas especificas do percurso: Distância a percorrer de 6000 metros, Altitude máxima atingida de 291 metros no vértice geodésio de Suímo, Nível de dificuldade média, Duração estimada do percurso 3 horas percurso 2 - Locais de interesse cultural e ambiental: Fofos de Belas, Escola Centenária / Antigo Centenário, Moinhos de Belas, Orada de Nossa Senhora do Cabo, Quinta do Bom Jardim, Rio do Porto (Ribeira de Jamor/Ribeira de Venda Seca), Quinta Nova da Assunção (com visita), Estrada Romana Torres Vedras – Lisboa Caracteristicas especificas do percurso: Distância a percorrer de 4750 metros, Altitude máxima atingida de 205 metros no Vértice Geodésio de Jardim, Nível de dificuldade média, Duração estimada do percurso 3 horas percurso 3 - Locais de interesse cultural e ambiental: Ribeira do Jamor, Quinta da Fonteireira, Casal do Brouco, Aqueduto das Águas Livres, Barragem Romana de Belas Caracteristicas especificas do percurso: Distância a percorrer de 10500 metros, Altitude máxima atingida de 285 metros no Vértice Geodésio de Zibreira, Nível de dificuldade média/alta, Duração estimada do percurso 4,5 horas

Recursos

Para o desenvolvimento do projeto teremos que ter os seguintes recursos: - Humanos = alunos, técnicos, famílias - Materiais técnicos = placas de acrílico, placas madeira fina, silicone, - Informático = internet - Desgaste = tinta de relevo, tonners

Parcerias

Câmara Municipal de Sintra = divulgação SintraQuorum = acesso à Quinta Nossa Senhora Assunção Quinta Senhor da Serra = acesso ao Obelisco erguido a D. João VI ABAE - divulgação

Calendarização

1º - já realizada 2º - já realizada 3º - semana de 22 a 26 abril 4º - semana de 29 abril a 3 maio 5º - 10 maio 6º - percurso 1: 2 junho e 7 julho; percurso 2: 23 junho e 21 julho; percurso 3: 8 setembro (já realizamos um percurso neste trajeto)

Fase em que se encontra

1ª e 2ª fase já concluidas Iniciamos no dia 19 abril, a 3ª fase.

Custos previstos

- Materiais técnicos - placas de acrílico = 800€ - placas madeira fina = 200€ - silicone = 35€ - tonners = 250€

Formas de financiamento previstas

A forma de financiamento é interna, ou seja, depende da tesouraria da APEEB1F.

Publicado por: ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira

avatar

Professor coordenador da ideia: Paulo Sérgio Oliveira